Licenciamento Ambiental Trifásico

Licenciamento Ambiental Trifásico

Neste artigo abordaremos os três tipos de licenças ambientais determinados pela legislação ambiental brasileira, de acordo com artigo 10º da Lei da PNMA, Resolução nº 237/97 e Lei Complementar nº 140/11 e que elencam quais as atividades devem se submeter ao processo de licenciamento, quais sejam:

  • Utilizadoras de recursos ambientais;
  • Efetiva ou potencialmente poluidora;
  • Capazes de causar degradação ambienta

Quando falamos que o licenciamento ambiental é trifásico significa dizer que o processo é composto por três fases, são elas:

Licença Prévia,
Licença de Instalação e,
Licença de Operação.

A primeira fase envolve a Licença Prévia que é aquela onde o órgão licenciador público (fiscalizador) analisa o local desejado para exploração da atividade desejada pelo empreendedor, bem como o entorno e a vizinhança. Após essa análise o órgão público irá determinar as medidas básicas e mitigadoras a serem adotadas para dar continuidade as outras duas fases.

A segunda fase é a Licença de Instalação, que irá e permitir a instalação do empreendimento e de suas máquinas no local. Com sua concessão é sabido que o empreendimento atendeu as exigências de mitigação e condicionantes estabelecidos pelo órgão ambiental.

A última fase (3ª) - Licença de Operação é de extrema relevância, pois irá permitir que a empresa esteja certificada para operar, ou seja, para efetivamente começar a funcionar. Importante destacar que sem essa licença em mãos o empreendimento não poderá operar, sob pena de se o fizer cometer crime ambiental e responder por esse ato. Com a concessão da LO têm-se que foram tomadas todas as medidas prévias exigidas de proteção ambiental, identificadas pelos estudos ambientais e que auxiliaram na elaboração e execução das medidas de controle ambiental.

Dra. Leni Ataíde – Advogada Ambiental

Marcela Araujo de Amorim – Técnica Ambiental

Licenciamento Ambiental Trifásico



Publicado em: 27/09/2022

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Assenas Ambiental Profissionais em soluções ambientais www.assenasambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×