Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização intergovernamental que contém o objetivo de promover a cooperação internacional e manter acordos que visam estabelecer a paz no planeta. As problemáticas começam a ganhar atenção do mundo após a Segunda Guerra Mundial e os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki. Nos anos 60 foi divulgado um dos maiores best seller ambientais dos tempos “Silent Spring” (Primavera Silenciosa) escrito por Rachel Carson, o que proporcionou uma grande conscientização ambiental e um despertar para as questões ambientais. No ano de 1972 ocorreu um dos eventos mais importantes e que marcam a questão ambiental como um todo, a Conferência de Estocolmo, pois nasce no dia 5 de junho de 1972, em Nairóbi, Quênia uma comoção mundial somente para a questão ambiental chamado Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA.

Em 1992 no Rio de Janeiro ocorreu a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, chamada também de Eco 92 ou Rio 92, o que cria então a Agenda 21 um documento importante e inovador da época. A Agenda 21 foi estruturada em um processo participativo e democrático, no qual reuniu diversos países, coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável. E é um documento que estabelece a necessidade de cada país a se comprometer pensar global e localmente, em como os governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar na busca de soluções para os problemas socioambientais.

Na cidade de Nova York, após 43 anos da criação do PNUMA, em setembro de 2015, ocorre então a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. A expectativa é reunir 150 chefes de Estado para propor uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, para elaborar um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

A ONU propôs então a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo mundial ao combate à fome, a pobreza, e a desigualdade social, visando proteger o meio ambiente e o clima. Os 17 ODS são de extrema importância para o mundo corporativo, pois auxiliam as empresas a elaborarem uma gestão ambiental eficiente e compatível com o mercado, com metas e objetivos que abrangem a questão econômica, social e ambiental e que são almejados por todas as nações.

Marcela Araujo de Amorim

Técnica Ambiental

 mpitemporario.com.br/projetos/assenasambiental.com.br

 



Publicado em: 27/09/2022

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Assenas Ambiental Profissionais em soluções ambientais www.assenasambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×