Sacolas plásticas voltam a ser proibidas em São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, nesta terça-feira (7), a volta da proibição das sacolinhas plásticas nos supermercados de São Paulo. A decisão, publicada no Diário Oficial de Justiça, torna improcedente a ação movida pelo Sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado de São Paulo.

Agora a lei que bania as sacolinhas dos supermercados a partir de 1º de janeiro de 2012, sancionada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), volta a ter vigor em 30 dias, segundo os procuradores. Quem obteve a vitória a favor da lei contra as sacolinhas foi a Procuradoria da Câmara Municipal. O Sindiplast afirma que vai recorrer da decisão.

A decisão de suspender a proibição foi proferida em junho de 2011 pelo desembargador Luiz Pantaleão, que atendeu ao pedido de liminar feito pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico. O argumento é que, além de ineficaz, a lei foi aplicada sem dar tempo de os supermercados se prepararem para a transição. A prefeitura chegou a recorrer da decisão, mas em 2013 o TJ considerou improcedente as alegações e decidiu manter a liminar dada ao sindicato.

Na decisão final, porém, o tribunal não acatou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida contra a lei que proíbe as sacolinhas. Não cabe mais recurso para o Sindicato da Indústria do Material Plástico no processo atual no TJ. A entidade, porém, poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contestando a decisão da Justiça estadual.

 

FONTE: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/sacolas-plasticas-voltam-ser-proibidas-sao-paulo-805162.shtml



Publicado em: 07/10/2014

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Assenas Ambiental Profissionais em soluções ambientais www.assenasambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×